Olhe para fora! A imersão da Seguros Unimed na França.

Por Cyrille Bellier, Diretor Executivo
Após largar a faculdade, Steve Jobs foi para a Ásia, onde conheceu o foco da meditação e a importância da intuição. Quando voltou, formou a Apple e foi chave para um dos períodos mais inovadores já vividos, revolucionando indústrias como a de animação, telefonia móvel, computação pessoal, música, dentre outras. Às vezes, o contato com algo novo pode valer mais do que todo o estudo do mundo.
Essa é a ideia por trás do que tem sido chamado de Learning Expedition (LEX), desenhar uma viagem de imersão para promover experiências, rupturas, e aprendizagens necessárias para uma verdadeira inovação. Em uma LEX o contato direto com novas ideias, influenciadores e com organizações pioneiras que têm redefinido a indústria, transforma as pessoas e remodela os caminhos.
“As pessoas no interior da Índia não usam o intelecto como nós, ao invés disso elas usam a intuição, e a intuição deles é muito mais desenvolvida do que no resto do mundo. A intuição é uma coisa muito poderosa, mais poderosa que o intelecto, na minha opinião. Isso teve um grande impacto no meu trabalho.” - Steve Jobs
No Brasil, a busca por este tipo de experiência tem crescido entre líderes de empresas. Diversos polos globais que são referência em inovação têm sido procurados por eles. São destinos como a Inglaterra para assuntos relacionados à finanças, Itália para a moda e design, e vale do silício quando tratamos de inovação digital.
No início de Abril, a equipe da Rever, em colaboração com o escritório parisiense da UTOPIES, estruturou uma LEX para a Seguros Unimed, "braço" de seguros do Sistema Unimed, a maior cooperativa de saúde do mundo. A empresa queria prestigiar as lideranças vencedoras do prêmio Inova+Sáude 2018 com uma viagem de aprendizado. Para isso, o destino escolhido foi Paris, França, por concentrar as maiores cooperativas financeiras e de seguros do mundo, além de hospedar renomadas incubadoras de startups como a StationF e a TechCare com forte atividade em saúde.
A expedição reuniu 16 líderes que haviam sido premiados, dentre eles, Presidentes, Diretores e Superintendentes da Seguros Unimed e das UNIMED de Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e Nordeste Paulista. Além de servir como forma de premiação, a viagem também serviria para reforçar valores cooperativistas e entender melhor como podem ser traduzidos no engajamento de seus clientes. Para fazer isso, buscaram como grandes cooperativas e mutuais, como Crédit Agricole, Crédit Coopératif e Maif fizeram para crescer e se modernizar, sempre fortalecendo o diferencial de suas culturas e governança.
Para Henrique João Dias, Superintendente de Marketing e Produtos da Seguros Unimed, "a viagem LEX foi uma experiência fantástica e extremamente enriquecedora para os nossos convidados, pois, individualmente, eles jamais teriam a oportunidade de visitar tantas empresas, startups e conceitos diferentes de inovação da Europa. Eles puderam ver, de forma prática, a articulação entre inovação, sustentabilidade e marca, o que poderá fazer a diferença nas operações lideradas por eles aqui no Brasil. Já estamos programando para o ano que vem um projeto com o mesmo desenho, porque entendemos que levar os executivos para absorver como são tratados assuntos relevantes para eles em outro país agrega muito para os negócios."

La Défense District, Paris: o maior centro financeiro de Paris.
Os executivos do Sistema Unimed puderam ver na prática que a inovação deve estar a serviço da geração de impactos positivos, integrando aos negócios questões-chave de sustentabilidade para o setor, como longevidade e atenção primária à saúde, por meio da (re)formulação da oferta de serviços da companhia e de parcerias estratégicas. Dessa forma, tem-se uma aceleração das transformações sociais necessárias, além de impulsionar a trajetória dos negócios.
Os 5 pontos chave para criar uma LEX de sucesso:
-
Expandir os horizontes das lideranças, apoiando a descoberta de novas abordagens de trabalho e a conscientização sobre os novos desafios de um mundo global e cada vez mais dinâmico.
-
Mobilizar as lideranças em busca de uma transformação digital, explorando as novas tendências, novas tecnologias (inteligência artificial, Big Data, internet das coisas) e novos modelos de negócios (economia colaborativa, circular, funcional...) que se aplicam à sua indústria.
-
Entender as novas práticas gerenciais, culturas empresariais, métodos de trabalho e reinventar as práticas de gestão de pessoas.
-
Gerar novas ideias para revisitar seu modelo de negócio.
-
Aprender com as experiências de empresas que enfrentam desafios similares.
Quer entender melhor como essas experiências podem transformar o seu negócio? Agende uma conversa com a gente!
ANTERIOR