top of page

Empresas B: negócios que prosperam com a sociedade e o planeta

artigoapenasd.jpg

Dotados de uma nova consciência, líderes globais passaram a enxergar de forma muito mais abrangente a atuação de seus negócios, redefinindo os parâmetros de sucesso para ir muito além do êxito financeiro. Foi nessa atmosfera rica em valores, equilibrando lucro e propósito, que surgiu o Movimento B, em 2006, nos Estados Unidos. Não demorou muito tempo para que o conceito tomasse grandes proporções e passasse a ser a seguido por corporações de todo o mundo.  


Os negócios que fazem parte desse novo modus operandi são denominadas Empresas B, uma vez que todas as suas ações giram em torno do bem-estar do planeta e da sociedade, e suas decisões são tomadas a partir do pensamento no coletivo.

Abandonando a visão competitiva de serem as “melhores DO mundo”, essas empresas orientam seus passos sob a perspectiva de serem as “melhores PARA o mundo” através da construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o meio ambiente. 
 

Impacto Positivo

Ao se tornar uma Empresa B, a empresa passa a fazer parte de uma comunidade composta por líderes que possuem visões em comum, apoiam uns aos outros e compartilham ideias que podem resultar em novos projetos e ações. Além de visíveis melhorias em termos de gestão e governança, essas empresas monitoram de perto seus impactos socioambientais e buscam rever seu modelo de negócio de forma a gerar mais impactos positivos. Tudo isso fortalece seu posicionamento como empresas responsáveis, o que é fortemente valorizado por investidores, consumidores e colaboradores. De acordo com a pesquisa global Deloitte Millennial Survey, 77% dos millenials buscam propósito de impacto positivo em sua carreira.

Movimento em expansão

Desde seu surgimento, o Movimento B integrou milhares de negócios de forma global. As Empresas B certificadas formam uma comunidade de mais de 4000 membros mundialmente. Atualmente, no Brasil, mais de 200 empresas já aderiram a este novo modo de fazer negócios. Entre os grandes players que já obtiveram a Certificação B estão empresas como Natura e Movida, e outras grandes empresas relevantes no Brasil têm buscado alinhar suas práticas aos princípios do Sistema B.

Processo de certificação

Todos os dias novas corporações dão início à trajetória para a conquista da Certificação B. O processo tem início com a Avalição de Impacto B (BIA - B Impact Assessment) e consiste no preenchimento de um questionário composto por, aproximadamente, 200 perguntas referentes à atuação da empresa nas dimensões de governança, colaboradores, clientes, comunidade e meio ambiente. Para obter a certificação é preciso passar em seguida por um processo de revisão e verificação das respostas e atingir, ao menos, 80 pontos ao final deste processo. 


Para que haja melhorias contínuas, o selo tem validade de três anos, sendo necessário um processo de recertificação a partir de uma nova avaliação BIA.

Rever, parceira na jornada B

A Rever conquistou a certificação de Empresa B em 2018 e entrou em processo de recertificação em 2021. Em novembro de 2020, a Rever participou do treinamento “B Leader”, realizado pelo B Lab, passou a ter uma liderança qualificada para ser embaixadora do Sistema B e apoiar outros negócios que almejam atingir esse objetivo.

A Rever pode apoiar as empresas em sua trajetória B através de seus serviços de:

  • sensibilização da alta liderança;

  • orientação no preenchimento da Avaliação de Impacto B;

  • análise crítica dos resultados do BIA e construção de plano de ação para aperfeiçoamento de práticas ESG e aumento da pontuação;

  • definição da razão de ser da empresa, fazendo referência aos critérios de contribuição de impacto social ou ambiental exigidos;

  • apoio na implementação das melhorias.

A parceria com os especialistas da Rever e da Utopies pode trazer grande valor a esta trajetória, tornando-a mais ágil e assertiva*.  

Conte conosco!

* Serviço pela Utopies Brasil

Agende uma conversa conosco para construir sua jornada B.

seta-01_edited.png
seta-01.png
bottom of page