Gestão de cadeias: rastreabilidade via blockchain

Em plena era de informação e transparência, temos vivido grandes desafios para que os dados das cadeias de fornecedores sejam organizados e apresentados fielmente do começo ao fim. No geral, cadeias produtivas são longas e descentralizadas, fazendo com que as empresas vivam o paradoxo de terem um grande volume de informações disponíveis, porém com baixa capacidade de agregá-las e geri-las de forma a permitir a rastreabilidade do produto – desde a produção da matéria-prima à chegada aos consumidores. 


A aplicação do blockchain para a rastreabilidade e gestão das etapas do processo produtivo tem se mostrado uma solução confiável. De forma prática, ele é um sistema capaz de conectar todas as informações referentes ao produto em grandes blocos invioláveis e interligados entre si, selados por meio de algoritmos. 
 

Blockchain com propósito

A rastreabilidade é um mecanismo que agrega credibilidade às práticas de sustentabilidade na cadeia produtiva, pois traz informações e visibilidade aos marcos de transformação da matéria-prima até o produto final. Dessa maneira, é possível conhecer e localizar os riscos socioambientais presentes na cadeia e atuar para mitigá-los. 


A aplicação do blockchain à rastreabilidade atende aos requisitos legais e padroniza sistemas globalmente, garantindo a proteção de recursos naturais e respeito aos requisitos básicos dos Direitos Humanos. Nesse sentido, podemos citar como exemplos de atuação:


•    Erradicação do trabalho forçado nas cadeias de vestuário pelo monitoramento de fornecedores; 
•    Combate ao desmatamento pela gestão do fornecimento de carne, couro e outras commodities; 
•    Garantia de origem de insumos e matérias-primas, como embalagens feitas com insumos reciclados e oriundos da economia circular.


Os resultados da aplicação do blockchain na gestão de cadeias justificam o número crescente de empresas aderindo a esse modelo de rastreabilidade. Ao disponibilizar os dados sobre o processo produtivo, a gestão se torna mais eficiente, ágil e custos-efetiva em auditorias de qualidade e sustentabilidade. 
Ao proporcionar maior valor agregado aos clientes finais a partir da rastreabilidade, cria-se um elo de confiança e preferência de consumo. A tecnologia permite maior protagonismo de consumidores, investidores e demais stakeholders, os quais podem ter acesso a informações legítimas que orientem suas decisões de compra e investimento. 

Como a Rever atua

Para a construção de soluções de rastreabilidade baseada em blockchain, a Rever estabeleceu uma parceria com a Wholechain, que permite a oferta de uma solução completa ao integrar o conhecimento de gestão de cadeias sustentáveis da Rever à experiência em tecnologia para a rastreabilidade da Wholechain.


A solução possibilita a criação e comunicação de narrativas por trás dos produtos, onde todas as partes interessadas agregam dados e atributos da etapa sob seu domínio, aumentando a eficiência, reduzindo os desperdícios e atribuindo as devidas responsabilidades. A solução é baseada em quatro fases de trabalho:


•    Definição de escopo e customização da solução com mapeamento da cadeia e conexão com os principais desafios de negócio e riscos socioambientais;
•    Prova de conceito (PoC) com o teste em tempo real da solução por meio de engajamento dos principais atores da cadeia;
•    Análise e aperfeiçoamento da solução de acordo com os primeiros resultados obtidos na PoC;
•    Escalabilidade da solução para a cadeia. 

Agende uma reunião com nossos especialistas para customizar uma solução blockchain para sua cadeia produtiva. 

seta-01_edited.png