Game dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Por Carolina Hasegawa

Você também tem pavor de convidar os colegas para mais um “workshop”? Isso não acontece apenas na sua empresa. De acordo com a Gartner Inc., 70% das iniciativas de organizações fracassam por falta de engajamento. A falta de interesse causa $370 bilhão de perdas cada ano nos EUA, pois com o passar dos treinamentos, workshops ou palestras, as pessoas tendem a se desligar do assunto.

Gamificação para aprendizagem e engajamento

Pensando nisso, a partir de uma metodologia comprovada, a Rever utiliza a gamificação - aplicação de mecanismos de jogos (games) à um determinado assunto - para aumentar o interesse do participante e envolve-lo nos desafios propostos no jogo. Os games funcionam porque trabalham com aspectos básicos da psicologia - competitividade, superação, trabalho em grupo, reações a reforços positivos (incentivos) e negativos (punições), etc.  De acordo com a Forbes, +40% das empresas no Global 1000 já estão utilizando business games internamente.

Engajar para gerar impacto positivo nos ODS

Feito para ser jogado de 4 a 8 pessoas, o jogo passa pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Feito para ser jogado de 4 a 8 pessoas, o jogo passa pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em parceria com a Bayer, a Rever Consulting desenvolveu um business game para solucionar um grande desafio: Como tornar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) cada vez mais relevantes para os negócios? O resultado foi surpreendente.

A partir da necessidade de engajar os colaboradores e mapear iniciativas que se conectam com os negócios e que contribuem com o desenvolvimento sustentável, criamos o Jogar para Transformar® – ODS. Este jogo é capaz de traduzir a complexidade e interdependência dos ODS, mostrando aos participantes o papel do setor privado na sua execução, bem como a urgência da atuação conjunta para atingi-los. 

Uma solução customizada para sua demanda!

Em nossa experiência realizada em parceria com o time de Sustentabilidade da Bayer, chegamos à uma proposta que tem gerado excelentes ideias de novas ações sustentáveis e possíveis de serem implementadas, além de ser muito bem aceita pelos colaboradores. Afinal, ninguém conhece melhor o negócio do que aqueles que estão no dia-a-dia da organização!

Na prática, o jogo ajuda os participantes a (i) ampliar o conhecimento acerca dos ODS, (ii) mapear iniciativas já existentes na empresa relacionadas aos ODS, (iii) promover um espaço seguro para geração de iniciativas criativas e transformadoras.

“Com o jogo entendi a importância dos ODS para o negócio de forma dinâmica e divertida!” - colaborador Bayer

Ao aplicar o jogo, um assunto aparentemente distante do dia-a-dia tornou-se divertido e mais simples de ser compreendido. Logo no início, a ideia de que seria mais um workshop monótono deu lugar à empolgação. O espírito competitivo e descontraído deu ritmo à dinâmica e à geração de novas ideias. No final da aplicação do game, os mesmos objetivos de um dia de workshop tradicional foram atingidos: geração de conhecimento acerca de determinado assunto, geração de novas ideias e engajamento dos colaboradores.


Entre em contato para agendar uma partida!


O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecidos como Agenda 2030 compõem um plano de ação de 17 objetivos e 169 metas que orienta o desenvolvimento sustentável. A implementação dessa Agenda deve ser uma parceria colaborativa entre os diferentes atores da sociedade. Desde o seu lançamento em 2015, o setor privado tem buscado cada vez mais conhecer e alinhar suas estratégias aos ODS, tornando-se uma linguagem padrão. Isso porque os ODS são capazes de abranger os mais complexos desafios sociais, ambientais e econômicos, orientando ações para a geração de impacto positivo.